ANO LECTIVO 2007/8
O Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado vai continuar a divulgar o seu trabalho.
Este Espaço Cultural tem permitido dar a conhecer trabalhos criativos dos nossos alunos e múltiplas actividades integradas que promovemos.
O êxito alcançado no ano lectivo anterior é muito motivador para todos nós.
Queremos prosseguir com entusiasmo!
........



Era Uma Vez na Carolina Michaelis
............

Aconteceu algures numa escola do Porto, em que professora e aluna se confrontaram numa luta terrível, assistida por uma turma inteira e filmada por um idiota qualquer. O objecto em causa: um telemóvel. Foi o caso mais falado desta Páscoa, que acaba por dizer respeito a todos, além de professores e alunos. A pequena briga foi até considerada um crime, mas um crime a sério, como se tivesse sido uma espécie de espancamento brutal ou coisa e tal.
Como é óbvio, não merecia este estatuto, já que o mediatismo não conta como ilícito criminal (não contava). O vídeo é até agradável de se ver, daí que tenha passado vezes sem conta na televisão. Começa numa agressão verbal, passa por uma luta corpo-a-corpo pelo telemóvel (não pensem que era feito de ouro ou assim, era só plástico em cima de meia dúzia de chips) e culmina na vitória da aluna, que, mais nova e mais robusta que a professora, sai feliz com o seu telemóvel (houve beijos após a vitória desta, ao telemóvel, claro). Mas queria realçar também as palavras do rapaz que filmou a cena, tais como "ó gorda, ó pachona, sai da frente", "olha olha, a velha vai cair" e, finalmente, "hi hi hi".
O resultado foram imensos debates nos media, uma ou outra crítica à educação em Portugal (mais?) e ainda mais vídeos com indisciplina em salas de aula descobertos no YouTube, esse grande embaixador de informação. Isto fora os testemunhos assustados de vários professores; lembro-me de ter visto na SIC alguém falar sobre uma turma bêbeda e também de gente que se masturbava na sala de aula, (ambas experiências estranhas). Quanto aos vídeos, gostei particularmente de ver um tipo fumar na fila da frente e uma rapariga levar dois xutos na cabeça, perante a apatia do professor. Com isto tudo, os Óscares vão ter de se estender à categoria de Melhor Vídeo na Sala de Aula, Agressão Mais Fixe e Melhor Realizador de Telemóvel. Pode ser que assim se possam ver, finalmente, portugueses no festival anual de Hollywood.
Até mais ver,
.........
Bernardo Barbosa

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por voltares a escrever as crónicas para o Blog da nossa escola. Continuam muito boas e com um excelente sentido de humor.

Profª Carla Gaspar

Anônimo disse...

Bernardo no seu melhor. Bem vindo e não nos faças esperar tanto pelas tuas magnificas crónicas.

Helena Silva

Anônimo disse...

Ainda bem que estás de regresso. A tua leitura dos acontecimentos e o teu sentido de humor são ingredientes que tornam muito interessante a tua escrita. Espero que continues a enriquecer este Blog.
A tua ex-professora
Conceição Silva