
ANO LECTIVO 2007/8
Este Espaço Cultural tem permitido dar a conhecer trabalhos criativos dos nossos alunos e múltiplas actividades integradas que promovemos.
O êxito alcançado no ano lectivo anterior é muito motivador para todos nós.
Queremos prosseguir com entusiasmo!

Em articulação com a disciplina de Educação Visual e o Educar para a Sustentabilidade (Área de Projecto do 7ºano) alunos e professores envolveram-se neste projecto que pretende mostrar que, o maior e mais precioso, de todos os recursos existentes na floresta é a vida que ela própria encerra.
Os projectos realizados, pelas diferentes escolas participantes, irão estar patentes nas cidades de Lisboa, Évora, Coimbra e Porto.

É um menino teimoso
que adora andar no gozo,
que não gosta de canja
porque sabe a laranja,
que não come ananás
porque sabe a aguarrás,
que não come a melancia
porque não está à fatia,
que não joga futebol
porque quer ficar ao sol,
que não canta nem dança
porque muito se cansa,
que não gosta de se lavar
porque se volta a sujar,
que não quer dormir
porque se quer divertir,
que não poupa energia
porque tem a mania,
Ó menino diabrete,
quer levar um raspanete?
Um raspanete bem dado
para quem é mal comportado!
5ºA
Poema construído
a partir de “Uma palmada bem dada” de Cecília Meireles

No âmbito do Projecto Curricular de Turma do 5º G, foi realizada no dia 15 de Maio, uma visita de estudo ao Mosteiro de Tibães, tendo como objectivo principal a consolidação de conhecimentos de várias áreas disciplinares e o conhecimento ao vivo da História local, bem como a biodiversidade da Cerca Conventual. A visita foi preparada pelo Conselho de Turma de forma articulada, tendo sido construído um desdobrável para posterior exploração nas aulas, que servirá também como avaliação da visita realizada. Os alunos manifestaram a sua satisfação na realização desta visita, uma vez que residindo nas freguesias da área do Agrupamento, alguns nunca tinham visitado o Mosteiro de Tibães. As fotografias tiradas na visita estão a ser trabalhadas digitalmente, pelos alunos, na Formação Vocacional (Design Gráfico e Multimédia).

Se eu fosse presidente do Mundo
Se eu fosse Presidente do Mundo iria proibir os pesadelos e os choros. Os sonhos cor-de-rosa e os sorrisos seriam obrigatórios para todos os países, línguas, cores, culturas e costumes. As crianças iam ter sempre rebuçados e chupa-chupas, quando quisessem.
Os parques estariam cheios de insufláveis e de coisas com que nós sonhamos um dia ter. Este mundo era todo a pensar nos que cá estão e nos que um dia virão e eles, sim, serão o nosso futuro neste mundo que circula à volta das crianças. Nas coisas boas em que acreditamos também há coisas más como por exemplo, as discussões que, na minha opinião, acabam por fazer parte da vida humana, mas a violência não!
A violência existe porque os humanos a fazem e, assim, seria proibida, neste Mundo, este Mundo imaginado por mim, à minha maneira, quase perfeito que espero que um dia passe do papel e da minha imaginação para a realidade. Porque a Esperança é a última a morrer.
Maria Inês da Silva Risto, 6º B